Dando continuidade aos trabalhos de instalação do Parlamento Jovem 2012, os diretores das escolas do ensino médio do município estarão participando nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a partir das 9:00h no Plenário da Câmara Municipal de uma reunião para discutir a representatividade de cada escola no Parlamento Jovem.
Todas as escolas do município que possuem Ensino Médio foram convidadas: Colégio Equipe Leopoldina, Colégio Imaculada Conceição, Escola Estadual Emílio Ramos Pinto, Escola Estadual Luiz Salgado Lima, Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros, Escola Estadual Professor Botelho Reis, Escola Estadual Sebastião Medeiros e a Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho. A Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG estará assessorando o Parlamento Jovem 2012 através do seu quadro acadêmico na formação dos monitores.
FORMAÇÃO DOS MONITORES DO PJ MINAS TERÁ NOVIDADES
O programa de formação dos monitores do Parlamento Jovem Minas terá novidades neste ano. Em vez de um curso formal, a Escola do Legislativo criou um espaço de formação permanente, instalado no blog do Parlamento Jovem Minas, que reúne mapas de estudo, indicações de sites, textos e vídeos, espaços para discussão e reflexão sobre temáticas ligadas a formação política, educação para a cidadania e educação legislativa, além daqueles conteúdos relacionados ao tema dessa edição do Parlamento Jovem Minas: Educação Cidadã. O blog estará no ar já a partir dessa semana, aberto para os coordenadores e monitores, que poderão acessar os conteúdos e criar um roteiro pessoal de estudos.
Os monitores terão autonomia para planejar sua formação de acordo com suas necessidades e disponibilidade e ainda poderão participar das discussões no blog. O programa de formação dará ênfase ao uso das vídeo--aulas do Kit Cidadania, especialmente na etapa de formação dos alunos do ensino médio. Esse material foi produzido pela ALMG e já está disponível no Portal da Assembleia. Os monitores serão estimulados também a relatar no blog as experiências relevantes de formação e mobilização dos estudantes, desenvolvidas durante a realização da etapa municipal do projeto. O blog será também um espaço de convivência, reunindo os coordenadores e monitores do projeto, representantes dos 20 municípios participantes do Parlamento Jovem Minas 2012.
CURSOS A DISTÂNCIA COMPLEMENTAM CAPACITAÇÃO DOS MONITORES
Além do espaço de formação permanente, a Escola do Legislativo irá oferecer dois cursos a distância, abertos à participação dos monitores do Parlamento Jovem Minas 2012, a partir de indicação das câmaras municipais.
O primeiro curso trata dos “Dilemas da Cidadania no Brasil” e será oferecido no período de 5 a 30 de março, na plataforma de ensino a distância da ALMG. O curso foi elaborado pela historiadora e servidora Valentina Gomes Somarriba e faz uma discussão sobre os caminhos da cidadania no Brasil, a conquista dos direitos civis, políticos e sociais e alguns dos entraves para o seu desenvolvimento no País. O prazo para indicação dos monitores será divulgado oportunamente.
O segundo curso, também a distância, é o de “Oficina de Texto”, montado especialmente para o Parlamento Jovem Minas. Elaborado pela servidora e redatora Maria Lina Soares Souza, o curso tem o objetivo de familiarizar os servidores das câmaras municipais e monitores com o formato do texto do documento final do projeto. Esse documento, elaborado na etapa municipal e consolidado na etapa estadual, reúne as propostas de ação para o poder público em torno da temática do PJ Minas.
No novo formato, os monitores terão autonomia para elaborar o plano de estudo, identificando os conteúdos adequados, que complementam a sua formação, e um calendário ajustado a sua disponibilidade. Nessa condição, poderá haver também maior disponibilidade dos monitores para participar dos espaços coletivos de discussão. E, sendo um espaço de formação permanente, os monitores poderão ainda, ao longo do projeto, recorrer a materiais didáticos e conteúdos disponíveis no blog.
Wendell Nogueira – Assessoria de Comunicação
Fonte: www.almg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário