terça-feira, 6 de março de 2012

COORDENADORES FAZEM PARCERIAS PARA IMPLANTAR O PJ DE MINAS


As câmaras municipais integrantes do Parlamento Jovem de Minas 2012 já estão se mobilizando para iniciar as atividades previstas para o projeto. Em João Monlevade (região Central), os coordenadores locais receberam, na sede da câmara municipal, os representantes de instituições de ensino do município, com o intuito de apresentar o projeto às escolas. Os diretores se reuniram com a vereadora Dulcinéia Caldeira no último dia 7 de fevereiro.
Durante a reunião foram discutidos meios e formas de mobilizar os alunos. Os participantes decidiram que as escolas deverão fazer um trabalho de sensiblização dos estudantes, incentivando-os a participar do projeto. Acordaram também a visita da vereadora Dulcinéia Caldeira às escolas de ensino médio, com o intuito de divulgar o Parlamento Jovem de Minas, seus objetivos e o tema dessa edição, Educação Cidadã. João Monlevade integra o projeto desde 2010, sempre sob a coordenação da câmara municipal, com as parcerias da Prefeitura Municipal de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino de Nova Era.
Em Leopoldina (Zona da Mata), os diretores das escolas do ensino médio do município também se reuniram na câmara municipal, no último dia 16, para discutir as formas de participação e a representatividade de cada escola na etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas 2012. A Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) vai participar, assessorando a coordenação local do projeto e assumindo as atividades de formação dos monitores. Todas as escolas do município que possuem ensino  médio foram convidadas: Colégio Equipe Leopoldina, Colégio Imaculada Conceição, Escola Estadual Emílio Ramos Pinto, Escola Estadual Luiz Salgado Lima, Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros, Escola Estadual Professor Botelho Reis, Escola Estadual Sebastião Medeiros e a Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho.
Em Nova Serrana (região Centro-Oeste), a câmara municipal também deu início à implantação do projeto. As escolas que aderiram ao projeto, três da rede pública e duas particulares, são as seguintes: Escola Modelo, Instituto Educacional do Saber, Escola Estadual Frei Anselmo, Escola Estadual Maria Zeli Diniz e Escola Estadual Padre Lauro.

Sobre o projeto – O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento.
Desde 2004, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a PUC Minas – Coração Eucarístico, por intermédio da Escola do Legislativo e do Departamento de Ciências Sociais daquela universidade, realizam o projeto Parlamento Jovem. As seis primeiras edições foram restritas à Capital, mobilizando 42 escolas de Belo Horizonte e aproximadamente 800 estudantes do ensino universitário e do ensino médio. A partir de 2010, o projeto foi estadualizado e ganhou a parceria das câmaras municipais mineiras. Nos municípios, as câmaras mobilizam escolas do ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para viabilizar o projeto, formando assim uma extensa rede de educação legislativa em todo o Estado.



Fonte: http://www.almg.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário